top of page
Buscar

OS MEUS QUERIDOS AMIGOS SANTOS


São João Paulo II

Um dia pus-me a caminho, procurando Deus. Depois de alguns quilómetros sozinha e algo desorientada, porque sempre tive péssimo sentido de orientação, encontrei-me, graças a Deus, com os Seus Santos, aqueles que também se puseram a caminho e chegaram sãos e salvos ao destino.

Enquanto eu caminhava fomos conversando e fui percebendo que eles na sua vida no mundo, procuraram por Ele, lutaram com Ele e venceram Nele.

Quanto mais os ouvia mais me fascinava com o seu amor por Deus, que como um fogo alastrava e me alcançava, fazendo arder toda a minha alma; fazendo crescer em mim o desejo de Deus e de O servir.

Foi então que o Sto. Cura d'Ars me disse:

-Sabes minha filha "Não há duas maneiras boas de servir a Deus. Há apenas uma: Servi-Lo como Ele quer ser servido."

- Para isso tenho saber como Ele quer ser servido. – pensei - Então é necessário conhecer a Sua Vontade, preciso me esforçar por conhecer verdadeiramente a Sua Santa Vontade. Preciso estudar, aprofundar para não cair no erro. Tenho que procurar a Verdade. Mas como?

Bem, sendo que eles, os Santos, procuraram e encontraram, ninguém melhor que eles para me ajudarem e ensinarem!

E assim preparei o bloco a caneta e resolvi fazer a minha viagem com eles.

Ainda mal tínhamos começado a nossa Santa viagem quando em jeito de preparação, disse-me

Sto. Tomás d’ Aquino:

- Filha, sabes que «o primeiro degrau para a sabedoria é a humildade».

Pensei: Estou feita! Isto não vai ser fácil, nada fácil…Respirei fundo e respondi: - Que Deus me ajude!

- «’Nada te turbe, nada te espante, quem a Deus tem, nada lhe falta. Só Deus basta.» - Disse Sta. Teresa d’Ávila tranquilizando-me.

E num tom cheio de sabedoria e ao mesmo tempo de humildade continuou Sto. Tomás:

- «O maior bem que podemos fazer a um homem é levá-lo à Verdade.» Deves compreender que «três coisas são necessárias para a salvação do homem: saber o que deve crer, saber o que deve desejar, saber o que deve fazer.»

Por essa razão te digo, estuda a Santa Doutrina. Sabes porque é tão importante?

-Não faço a mais pequena ideia! – respondi.

- «Era necessário para a salvação dos homens que houvesse uma doutrina revelada por Deus, além das disciplinas filosóficas que investigam a razão humana.» Porque, presta atenção, «Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com a sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é caridade.»

Desde já te aviso, «Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.»

De olhos esbugalhados de tanta admiração, cheia de vontade e determinada respondi:

- Pois então farei como me ensinou Santo Inácio de Loyola:

«Orai como se tudo dependesse de Deus, e trabalhai como se tudo dependesse de vós»

De repente a minha grande força de vontade deparou-se com a minha miséria e sentindo-me paralisada de medo e quase sem voz perguntei:

– Mas… como hei-de conseguir tarefa tão árdua, se me sinto tão incapaz?

Santo Tomás olhou-me com uns olhos transbordantes de Caridade e em tom paternal disse-me:

-Ora assim: «Dai-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar. Dai-me, Senhor, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir.»

- Amen! – foi tudo o que consegui dizer.

Então o meu querido padre Pio, como um verdadeiro pai acalmou-me dizendo: - «Não te desanimes se não consegues fazer tudo como gostarias.» «Deus é nosso Pai. O que se pode temer tendo um Pai como Este?» E «Lembra-te de que tens no Céu não somente um pai, mas também uma Mãe.»

«Tem Jesus Cristo no teu coração e todas as cruzes do mundo parecerão rosas.

O impulso de permanecer em paz eternamente é bom e santo, mas é preciso modificá-lo com a completa resignação à Vontade Divina.»

«Em tudo o que fizeres, sê sempre humilde, guardando zelosamente a pureza de teu coração e a pureza de teu corpo.»

«Medita na Palavra de Deus e ela terá o poder de transformar as tuas inclinações naturais para elevar o teu espírito com pensamentos puros e sublimes.»

Foi neste momento que interveio Santa Teresinha do Menino Jesus com uma doçura e simplicidade deliciosa:

- Minha querida irmã, enquanto vivi na terra também eu desejei ardentemente ser Santa e também eu me senti fraca.

-Então como conseguiu?!... – perguntei sem conseguir disfarçar a ansiedade.

- «A santidade consiste numa disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nas mãos de Deus, conscientes de nossa fraqueza, e confiantes até a audácia, na Sua bondade de Pai.»

Santa Teresa d’Ávila que se encontrava a seu lado acrescentou com convicção: «Para alcançar a santidade necessitamos de uma determinada determinação.»

Estas palavras provocaram em mim um eco gigantesco. Começava a compreender melhor e ao mesmo tempo a perceber que tinha um longo caminho pela frente, caminho esse que eu estava determinada com determinação a percorrer.

Mas como começar?

Falou então São Josemaria Escrivá: - Pelas pequenas coisas.

-Desculpe! Exclamei – mas os Santos não são os que fazem grandes coisas?

- «Deus nos espera cada dia: – continuou São Josemaria - no laboratório, na sala de operações de um hospital, no quartel, na cátedra universitária, na fábrica, na oficina, no campo, no seio do lar e em todo o imenso panorama do trabalho. Não esqueçamos nunca: há algo de santo, de divino, escondido nas situações mais comuns, algo que a cada um de nós compete descobrir. Não há outro caminho, minha filha: ou sabemos encontrar o Senhor em nossa vida de todos os dias, ou não O encontraremos nunca.»

É verdade, - concluiu Santa Teresa d’Ávila- “Nas panelas também encontramos a Deus.”

Nas panelas!… Verdadeiramente estão a falar para mim - pensei.

E assim continuámos e continuamos nesta conversa cheia de riquezas e de Verdade. Onde vou aprendendo a ser santa, ou apenas santinha, mas confiante que estes meus novos e bons amigos usarão comigo a virtude da santa Paciência para me ajudarem no resto do caminho.

Meus queridos amigos Santos, rogai por nós!

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Para sempre seja louvado com Sua Mãe Maria Santíssima.

66 visualizações
bottom of page