SOBRE O CHAMADO GERAL À SANTIDADE
«Vede que o Senhor convida a todos. Ele é a própria Verdade, não há por que duvidar. Se esse convite não fosse geral, ele não nos chamaria a todas e, mesmo que chamasse, não diria: Eu Vos darei de beber. Ele poderia dizer: “Vinde todos porque, afinal, não perdereis nada; e darei de beber a quem Eu quiser”. Mas como Ele disse, sem impor essa condição, “a todos”, tenho por certo que não faltará dessa água viva a todos quantos não ficarem pelo caminho. (…)
Porque, como Sua Majestade compreendeu a nossa fraqueza, atendeu a todos por ser quem é. Mas Ele não disse: “Venham uns por este caminho e outros por aquele”. Em vez disso, foi tão grande a Sua misericórdia que a ninguém impediu de procurar chegar a essa fonte de vida e dela beber. … é bem verdade que Ele não impede ninguém, mas, em vez disso, chama a todos publicamente em alta voz. Sendo porém tão bom, Ele não nos força… .
Sendo assim, segui o meu conselho e não fiqueis no caminho, mas pelejai (lutai) como fortes até morrer na batalha, pois não viestes aqui senão para pelejar. Seguindo sempre com a determinação de antes morrer do que deixar de chegar ao fim do caminho.»
Santa teresa de Ávila in Caminho de Perfeição 19,15.