top of page
Buscar

A FORÇA DO SILÊNCIO


Autor: Cardeal Robert Sarah

Editora: Lucerna

Numa época cada vez mais barulhenta, em que a tecnologia e os bens materiais não cessam de alargar a sua influência, pode parecer um empreendimento arrojado escrever um livro sobre o silêncio. Contudo, o mundo produz tantos ruídos que a procura de pequenos oásis de silêncio se torna ainda mais necessária. Para o cardeal Robert Sarah, à força de tanto descartar o que é divino, o homem moderno mergulhou num enorme vazio que é uma provação angustiante e opressora. O cardeal vem por isso lembrar que a vida é uma relação silenciosa entre o que há de mais íntimo no homem e Deus. O silêncio é indispensável para a escuta da música de Deus; e a oração nasce do silêncio e volta incessantemente a ele de uma forma cada vez mais profunda.

Nesta conversa com Nicolas Diat, o cardeal Sarah interroga-se: os homens que não conhecem o silêncio poderão alguma vez atingir a verdade, a beleza e o amor? A resposta é clara: tudo o que é grande e criador implica silêncio. Deus é silêncio.

Depois do sucesso internacional de Deus ou nada, que já foi traduzido para 14 línguas e publicado em Portugal pela Lucerna (2016), o cardeal Robert Sarah propõe-se agora dar ao tema do silêncio todo o destaque que ele indubitavelmente merece.

O texto do diálogo entre o cardeal Robert Sarah e Nicolas Diat é seguido de uma conversa excecional de ambos com Dom Dysmas de Lassus, prior da Grande Cartuxa e prior geral da Ordem dos Cartuxos.

Nascido em junho de 1945, o cardeal Robert Sarah é uma das mais destacadas figuras da Igreja e do mundo católicos do nosso tempo. É atualmente o número três do Vaticano (em 2014 o Papa Francisco nomeou o Cardeal Sarah prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos).

Escritor e conceituado especialista em temas relacionados com a Igreja Católica, Nicolas Diat é autor de uma obra de referência sobre o pontificado de Bento XVI, L’homme qui ne voulait pas être pape e conduziu uma outra conversa com o cardeal Sarah que deu origem à obra Deus ou nada– Entrevista sobre a Fé (Lucerna, 2016).

Nascido em março de 1956, Dom Dysmas de Lassus deu entrada aos 20 anos de idade na Grande Cartuxa, onde foi durante muitos anos mestre de noviços. Atualmente, é seu prior e superior geral da Ordem dos Cartuxos, fundada por São Bruno em 1084.

33 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

CAMINHO

bottom of page