top of page
Buscar

CAMINHO DE SANTIDADE - PRATICAR UMA VIRTUDE POR MÊS


VIRTUDE é o hábito do bem, isto é, disposição estável (constante) para agir bem. Opõe-se ao vício, que é o hábito do mal.

Para adquirir virtudes é necessário praticar constantemente actos bons, isto é actos virtuosos.

Assim, propõe-se praticar as virtudes em cada mês do ano sob a proteção dos santos apóstolos.

 

JANEIRO

São Pedro e São Paulo Apóstolos, protetores do Mês de Janeiro

Virtude: A Fé

Ego sum lux mundi; qui sequitur me, non ambulat in tenebris, sed hablit lumen vitae

Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não anda nas trevas, mas terá o lume da vida (Jo 8, 12)

FEVEREIRO

Santo André Apóstolo, protetor do Mês de Fevereiro

Virtude: A Esperança

Quoniam in me speravit, liberabo eum: protegam eum, quoniam cognovit nomen meum

Porquanto em mim esperou, livrá-lo-ei; protegê-lo-ei, porquanto conheceu o meu nome (Sl 90, 14)

MARÇO
São Tiago Maior Apóstolo, protetor do Mês de Março
Virtude: Caridade - O Amor para com Deus

Diliges Dominum Deum tuum ex toto corde tuo, et ex tota anima tua, et ex tota mente tua, et ex tota virtute tua

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e com todas as tuas forças (Mc 12, 30)

ABRIL

São João Apóstolo e Evangelista, protetor do Mês de Abril

Virtude: Amor ao próximo

Hoc est praeceptum meum: ut diligatis invicem, sicut dilexi vos. Maiorem gac dilectionem nemo habet, ut animam suam ponat quis pro amicis suis

O meu preceito é que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a própria vida pelos seus amigos (Jo 15, 12-13)

MAIO

São Tomé Apóstolo, protetor do Mês de Maio

Virtude: A Pobreza

Beati pauperes spiritu: quoniam ipsorum est regnum coelorum

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus (Mt 5,3)

JUNHO
São Tiago Menor Apóstolo, protetor do Mês de Junho
Virtude: A Pureza de corpo e espírito

Beati mundo corde, quoniam ipsi Deum videbunt

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus (Mt 5, 8)

JULHO

São Filipe Apóstolo, protetor do Mês de Julho

Virtude: A Obediência

Vos amici mei estis, si feceritis quae ego praecipio vobis

Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando (Jo 15, 14)

AGOSTO

São Bartolomeu Apóstolo, protetor do Mês de Agosto

Virtude: A Mansidão e a Humildade de coração

Discite a me, quia mitis sum et humilis corde et invenietis requiem animabus vestris

Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas (Mt 11, 20)

SETEMBRO

São Mateus Apóstolo e Evangelista, protetor do Mês de Setembro

Virtude: A Mortificação

Qui odit animam suam in hoc mundo, in vitam aeternam custodit eam

O que aborrece a sua vida neste mundo, guarda-a para a vida eterna (Jo 12, 25)

OUTUBRO

São Simão Apóstolo, protetor do Mês de Outubro

Virtude: O Recolhimento e o Silêncio

Dimissa turba, ascendit (Iesus) in montem solus orare

Logo que despediu a multidão, (Jesus) subiu sozinho a um monte, para orar (Mt 14, 23)

NOVEMBRO

São Judas Tadeu Apóstolo, protetor do Mês de Novembro

Virtude: A Oração

Oportet semper orare et non deficere

Importa orar sempre e não cessar de o fazer (Lc 18, 1)

DEZEMBRO

São Matias Apóstolo, protetor do Mês de Dezembro

Virtude: A Abnegação própria e o Amor da Cruz

Si quis vult post me venire, abneget semetipsum, et tollat crucem suam, et sequatur me

Se alguém quiser vir após de mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me (Mt 16, 24)

 

JESUS MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZEI O MEU CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO.

146 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page